Perfil do Roberto Sales



Quem hoje vê Roberto Sales trabalhando pelo povo no Congresso Nacional, não imagina que ele passou dificuldades na infância. De origem humilde, o filho de Ari Sales e Maria das Graças, nasceu em 14 de agosto de 1978, no Rio de Janeiro/RJ. Aos 12 anos de idade trocou as brincadeiras de criança pelas ferramentas de trabalho. Entretanto, a sua garra, determinação e a sólida base familiar o fez lutar desde criança em busca de transformar a própria realidade, mesmo que precocemente.

Casado há 15 anos com Elisa Sales e pai da pequena Rafaela, Roberto Sales cresceu fazendo bicos como ajudante de pedreiro, jardineiro, garçom, balconista, coletor de lixo, camelô, vendedor,  empacotador, entre outros – vislumbrou nos estudos uma chance de mudar de vida e  formou-se  em administração de empresas. Logo exerceu atividades em empresas privada ocupando o cargo de gerência nas áreas de compras, contratos, Recursos Humanos e em meios de comunicação.

 

Vida Politica

Foi membro da executiva municipal do PRB – Partido Republicano Brasileiro, em São Gonçalo, onde também ajudou a fundar o partido, recolhendo assinaturas quando ainda era o antigo PMR, (Partido Municipalista Renovador).

No ano de 2012 foi convidado para se candidatar ao cargo de vereador pelo município de São Gonçalo, do Estado do Rio de Janeiro. Apesar de nunca ter ocupado algum cargo público, ele conseguiu alcançar 4.044 votos.

Nas eleições de 2002, 2004,2006, 2008 e 2010, Sales teve um papel importante, como coordenador das campanhas, do prefeito Marcelo Crivella, quando foi candidato ao cargo de governador e senador, nas eleições do estado do Rio de Janeiro.

Em 2013, como reconhecimento ao seu trabalho e dedicação, Roberto Sales foi convidado a assumir a Secretaria Municipal de Pesca de São Gonçalo. Em sua gestão como secretário, a maior preocupação era elaborar projetos que beneficiassem o pescador artesanal e a população gonçalense.  Em 13 meses, como secretário, fez diversas ações que trouxeram benefícios para a população, entre elas oferecer peixe a preços populares com o programa “Coma Peixe, mais barato que o Frango”.

Visionário, em pouco tempo, também, elaborou e conseguiu a aprovação do projeto que implantará o Mercado Municipal de Peixe e o Complexo Pesqueiro no estado do Rio de Janeiro. A obra, estimada em R$10 milhões de reais, contará com um aquário de 09 metros, um farol, restaurantes, cursos profissionalizantes, posto médico, centros de pesquisa e outras atrações que permitirão ao complexo se tornar um pólo turístico na região.

Engana-se quem acha que a política surgiu em sua vida como uma aventura. Na verdade, seu gosto pela política começou acompanhando o seu pai, fã de Brizola, nas “Diretas Já” e nas convenções do Partido  Democrático Trabalhista (PDT).  Pelo fato de querer buscar a excelência no que se propõe a fazer, Roberto passou em 26º lugar para o curso de Pós Graduação em Gestão Governamental e Política Pública, na Universidade Federal Fluminense, em 2014.

Em outubro de 2014, aos 36 anos, Roberto Sales foi eleito Deputado Federal com mais de 124 mil votos, que o deram a oportunidade de ser  o primeiro em número de votos pelo PRB/RJ e o quinto no ranking do PRB Nacional. Na Câmara Federal, defende projetos voltados para pessoa idosa  e juventude, lutando para que a terceira idade tenha um tratamento diferenciado nos hospitais e que os jovens tenham acesso ao primeiro emprego.

Também busca através da Frente parlamentar de Incentivo à Captação e Doação de órgãos, lançada em outubro de 2015, intensiva o aumento do número de transplantes e de doadores de órgãos no país – uma causa muito importante para Roberto Sales que é transplantado do rim,  e recebeu a doação de um parente vivo: seu pai, que na época, tinha 74 anos.

Roberto quer continuar fazendo a diferença como o representante do povo no Congresso Nacional, com sua honestidade. Como ficha limpa deseja continuar lutando para que  a população tenha os seus direitos constitucionais garantidos sem ter que sacrificar a sua infância ou juventude, como ele precisou fazer aos 12 anos, faz com que Sales acorde todos os dias determinado em trabalhar para ajudar o próximo.